A escola A MATHA é um projeto de Camila Valenzuela Moguillansky (Mila Mogui), investigadora na área das ciências cognitivas e práticas somáticas. Com uma formação multidisciplinar que inclui dança, biologia, neurociências, yoga, circo e práticas somáticas, e uma trajetória que passa pelo campo acadêmico e pela prática corporal, o fio condutor que entrelaça essas diferentes atividades é o estudo da experiência e o desenvolvimento da presença, como estado de abertura e encontro entre nosso corpo e nossa mente; nosso espaço interno e externo; entre o eu e o mundo.
Após navegar entre vários portos, fixou residência em Porto Seguro, mais especificamente no bairro de Arraial d'Ajuda, onde em 2020 criou A MATHA, projeto escola que busca estabelecer diálogos entre diferentes formas de geração de conhecimento em torno do estudo da experiência e promover práticas de autoexploração que contribuam para ampliar o conhecimento que temos sobre o funcionamento do nosso corpo e mente.
Trajetória
Camila Valenzuela Moguillansky
Camila estudou biologia na Universidade do Chile, onde foi fortemente influenciada pela escola de pensamento da biologia do conhecimento desenvolvidas pelos neurocientistas Humberto Maturana e Francisco Varela. Concluiu o mestrado na École de Hautes études en Sciences Sociales (EHESS) e o doutorado em ciências cognitivas na Université Pierre et Marie Curie de Paris. Foi pesquisadora associada do Instituto de Sistemas Complexos de Valparaíso e do Centro de Estudos de Argumentação e Raciocínio da Universidade Diego Portales, no Chile.
Em 2018 fundou o Laboratório de Fenomenologia Corporal no Chile, um centro de estudos focado no estudo da experiência a partir de uma abordagem enativa. A sua investigação, publicada em vários artigos académicos, tem-se centrado na relação entre consciência corporal e dor, bem como no desenvolvimento de uma abordagem enactiva para o estudo científico da experiência. Organizou diversos seminários sobre o estudo da experiência, entre os quais se destaca a conferência internacional An Embodied Approach to the Study of Experience, onde tem promovido o diálogo entre investigadores de diversas disciplinas e de diferentes continentes.
Camila tem abordado a questão da relação entre corporeidade e cognição não só a partir de uma dimensão acadêmica, mas também a partir de sua prática corporal, que desenvolveu e enriqueceu através de diferentes disciplinas. Desde cedo Camila se dedicou à dança contemporânea, estudando com professoras como Magali Rivano e Makiko Tominaga. Estudou técnicas de circo e teatro físico na escola Circomedia, em Bristol, e mímica corporal na International School of Corporeal Mime, em Londres, Inglaterra, país onde trabalhou com a artista e realizadora de cinema Isabel Rocamora, participando em vários obras de renome internacional, como Horizon of Exile. Ao chegar ao Brasil em 2016, começou a se dedicar ao campo das práticas somáticas, fazendo formações em massoterapia e no método Somatic Experiencing.
Em 2000 iniciou sua prática de yoga na Inglaterra, que continuou após seu retorno ao Chile na escola Ashtanga Yoga Chile com Loreto Cortéz e durante sua estadia na França com diferentes professores, incluindo Charley Benusen, Kia Naddermier e Stéphane Collet. Participou também de workshops com Mark e Joanne Darby, Kino McGregor, Petri Räisänen e Dena Kingsberg. Em Mysore, Índia, iniciou a prática de pranayama com B.N.S Iyengar e o estudo de yoga sutras com o Dr. Jayashree e Sri Narashimhan. Atualmente ele segue os ensinamentos de A.G Mohan, um discípulo direto de Sri.Krishnamacharya. Desde 2007 ensina yoga em diferentes escolas: nas escolas Shantosha e Yoga Mukti em Santiago, Chile; no centro cultural Théâtre de Verre, em Paris; no Théâtre du Petit Matin e na escola YAMA de Marselha; na escola Yoga Sadhana em Valparaíso; na escola de Ashtanga Yoga no Rio de Janeiro e na associação beneficente de Arraial d’Ajuda (ABAA) no Brasil.
Atualmente, Camila dirige a MATHA, escola de fenomenologia corporal em Arraial d'Ajuda, e desenvolve o projeto "A Multidimensional approach to presence", uma abordagem contemplativa para o estudo da experiência, que integra ferramentas da micro-fenomenologia, práticas somáticas e artísticas.
Organização de seminários
Dança
Yoga
Publicações
-
Valenzuela-Moguillansky, C., Díaz, D., Vásquez-Rosati, A. & Duarte, J. (2021) Inhabiting one’s body or being haunted by it: a first-person study of the recovery process of women with fibromyalgia. GMS Journal of Arts Therapies 2021, Vol. 3, ISSN 2629-3366.
-
Valenzuela-Moguillansky, C., & Demšar, E. (2021). Toward a science of experience- Outlining some challenges and future directions. Adaptive Behavior, 10597123221084739.pdf
-
Valenzuela-Moguillansky C., Demšar E. & Riegler A. (2021) An introduction to the enactive scientific study of experience. Constructivist Foundations 16(2): 133–140. https://constructivist.info/16/2/133
-
Valenzuela-Moguillansky C. & Vásquez-Rosati A. (2019) An analysis procedure for the micro-phenomenological interview. Constructivist Foundations 14(2): 123–145. https://constructivist.info/14/2/123
-
Petitmengin C., Remillieux A., Valenzuela-Moguillansky C. (2018).Discovering the structures of lived experience. Towards a micro-phenomenological analysis method. Phenomenology and the Cognitive Sciences. https://doi.org/10.1007/s11097-018-9597-4
-
Boukezzi S, Silva CG, Nazarian B, Rousseau P-F, Guedj E, Valenzuela-Moguillansky C and Khalfa S (2017) Bilateral Alternating Auditory Stimulations Facilitate Fear Extinction and Retrieval. Front. Psychol. 8:990. doi: 10.3389/fpsyg.2017.00990
-
Valenzuela-Moguillansky C., Vásquez-Rosati A. & Riegler A. (2017) Building a Science of Experience: Neurophenomenology and Related Disciplines. Constructivist Foundations 12(2): 131–138. Available at http://constructivist.info/12/2/131.editorial
-
Valenzuela-Moguillansky C., Reyes Reyes A. and Gaete M.I. (2017). «Exteroceptive and interoceptive body-self awareness in fibromyalgia patients» Front. Hum. Neurosci. 11:117.
-
Valenzuela-Moguillansky C. and Reyes Reyes A., (2015). Psychometric properties of the Multidimensional Assessment of Interoceptive Awareness (MAIA) in a Chilean population. Front. Psychol. 6:120. doi: 10.3389/fpsyg.2015.00120.
-
Valenzuela-Moguillansky C. (2014) Cognitive Science and Phenomenology: A Step towards the Epistemic Enso. Constructivist Foundations 10(1): 108-109.
-
Trojan J, Diers M, Valenzuela-Moguillansky C, and Torta DM. (2014). Body, space and pain. Front. Hum. Neurosci. 8: 369. doi: 10.3389/fnhum.2014.00369.
-
Valenzuela-Moguillansky, C. O’Regan, J. K. & Petitmengin, C. (2013) Exploring the subjective experience of the rubber hand illusion. Frontiers in Human Neuroscience, 7 (00659) DOI=10.3389/fnhum.2013.00659.
-
Valenzuela-Moguillansky C. (2013). Pain and Body Awareness An Exploration of the Bodily Experience of Persons Suffering from Fibromyalgia. Constructivists Foundations. 8 (3): 339-350.
-
Valenzuela-Moguillansky C. (2012). Chronic pain and disturbances in body awareness. Revista Chilena de Neuropsicología, 7(1), 26-38.
-
Valenzuela-Moguillansky C., Bouhassira, D., Morain, F. and O’Regan. JK. (2011). The Role of Body Awareness in Pain An Investigation Using the Rubber Hand Illusion. Journal of Consciousness Studies, 18 (9-10), 110-142.