
O Programa de Residência A MATHA: Artes e Ciências no Estudo da Experiência nasceu do desejo de expandir a pesquisa da escola A MATHA para o campo do intercâmbio transdisciplinar e da expansão do conhecimento.
Programa de Residências
A Matha:
Artes e ciências no estudo da experiência
Criada por Mila Mogui (Camila Valenzuela Moguillansky), pesquisadora e artista com trajetória que atravessa a biologia, neurociência, yoga, dança e práticas somáticas, a escola propõe o estudo da experiência como caminho para compreender a mente o corpo e sua relação com o mundo.
A trajetória de Mila é atravessada por uma pergunta central: como nos tornamos conscientes e de que maneira a corporeidade participa desse processo? Mila desenvolve o MAP (Abordagem Multidimensional da Presença), que integra a microfenomenologia, as práticas somáticas e a expressão artística como uma abordagem contemplativa para o estudo da experiência. Essa investigação orienta o trabalho da escola e provoca o convite às residências: podemos criar processos de pesquisa e criação com o corpo, com a escuta, com a presença e com os espaços que nos circundam, dentro de um lugar onde a experiência se torna prática, reflexão e criação?
Neste sentido, a experiência se torna o eixo que sustenta o programa. Entendida como o conjunto de processos perceptivos, corporais e subjetivos que constroem nossa relação com o mundo, ela é tomada aqui como campo vivo de pesquisa. Entre as metodologias utilizadas nas residências para o estudo sobre a experiência estão as práticas somáticas, a microfenomenologia e diferentes expressões artísticas. No entanto, essas são apenas algumas das muitas formas possíveis de investigar o tema. Por isso, o programa se abre a múltiplas abordagens e saberes ao redor da experiência.
O Programa de Residências, coordenado por Mila Mogui, é então voltado a pesquisadores da experiência e abre espaço para investigações que utilizam a sensorialidade, a atenção e a presença como ferramentas para criar e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do corpo e da mente. As residências são concebidas como espaços dedicados ao desenvolvimento de processos, onde práticas corporais, linguagens, metodologias, paisagens e comunidades se entrelaçam
A arquitetura da escola, localizada em Arraial d’Ajuda, no sul da Bahia, entre o mar e a Mata Atlântica, A MATHA também dialoga com os processos de pesquisa. Constituída por um espaço aberto ao vento, à luz, aos animais e aos sons da natureza, sua estrutura colabora com os processos investigativos da residência. Pássaros, folhas, chuva e sol atravessam as práticas, lembrando que estar atento é também estar presente em relação aos lugares onde estamos.
A cada edição, o Programa de Residências A MATHA: Artes e ciências no estudo da experiência propõe um período de convivência e criação, em que residentes, escola, profissionais e território se costuram mutuamente, expandindo e ressignificando saberes. Trata-se de um convite a habitar a experiência
Informações práticas sobre o Programa da Residências
Coordenação do Programa
Mila Mogui
Estruturação do Programa
Luana Vieira Gonçalves
O que está incluso?
-
Um programa de atividades alinhado ao tema da residência, com estágios, diálogos e vivências na área.
-
Mentorias com profissionais internos e visitantes, com oficinas de formação, supervisões e sessões de escuta.
-
Diálogo com profissionais e comunidades locais, fomentando trocas com a área.
-
Parcerias e interação com o ambiente físico e cultural: instituições (como a UFSB), natureza, cultura local e comunidade.
-
Interação com outros residentes quando houver mais de um artista no programa.
-
Infraestrutura compartilhada: cozinha para café, chá e lanches; estúdio de dança (com reserva); espaço coletivo de trabalho ao ar livre.
-
Conectividade e conforto: acesso Wi-Fi, tapetes para práticas corporais (yoga, ginástica, etc.).
O que não está incluso?
-
Voos e traslados
-
Seguro médico
-
Alimentação
-
Hospedagem
Importante: A residência opera de forma independente e, no momento, não possui patrocínios. Artistas podem se candidatar a apoio por meio de consulados e bolsas de estudo nacionais ou internacionais.
Quem pode se candidatar?
O programa é transdisciplinar e aberto a qualquer pessoa interessada no tema da residência. Candidaturas são bem-vindas de artistas, pesquisadores e qualquer pessoa interessada no tema central da residência: a experiência como forma de conhecimento.
Estrutura Física
-
Capacidade para até 5 moradores simultaneamente
-
Espaço comum com sala de artes corporais e áreas de trabalho ao ar livre integradas à natureza
-
Infraestrutura disponível:
-
Wi-Fi institucional
-
Estúdio de dança (mediante reserva)
-
Banheiros (no estúdio e no escritório)
-
Chuveiro e torneiras ao ar livre
-
Mesas de trabalho ao ar livre
-
Sistema de som
-
Cozinha compartilhada com frigobar (para café, chá ou lanches)
Contribuições dos Moradores (Contrapartidas)
-
A residência valoriza a troca respeitosa com o território e as relações horizontais com a comunidade. Por isso, as "contrapartidas" são propostas como forma de retribuir à comunidade, compartilhando as experiências da residência com o entorno.
-
As contrapartidas não são obrigatórias e são acordadas com os moradores, dependendo de sua prática e do contexto do projeto.
A escola oferece algumas sugestões, mas está aberta a sugestões dos moradores.
Dependendo da edição, os parceiros podem incluir:
-
Oficinas abertas para alunos da A MATHA e a comunidade local
-
Apresentações culturais e palestras abertas (performances, espetáculos, palestras)
-
Compartilhamento de trabalhos anteriores e do processo desenvolvido durante a residência
-
Relatórios para a escola (textos, vídeos, fotos, ações artísticas, práticas presenciais)
Para informações, dúvidas, propostas de parceiros ou solicitações, entre em contato com:
E-mail: amatha.escola@gmail.com
WhatsApp: +55 21 98358-4589